Pular para o conteúdo

Histórias de Fãs:

“Mural Memória na Pele.”

Marcelo Nascimento

“Eu quis eternizar na minha pele meu amor por Maria Bethânia. “Quero ficar no teu corpo feito tatuagem…”. Bethânia é para mim um raio que ilumina tudo total, todos os meus breus é a voz dela quem ilumina. É a presença de mãe Oyá na minha vida. Amo muito essa senhora que carrega o dom. Ah, a tatuagem é inspirada na foto dela, “dona de divinas tetas”, a mocidade, a cerveja, a alegria viva.”

Cláudio Barros

“Sou fã de Maria Bethânia desde sempre fiz essa tatuagem pra eterniza-la em minha pele. Viva a abelha rainha!! Eparrey Iansã.”

Jorge Andrade

“Essa é minha tatuagem em homenagem a Bethânia, pois ela é minha abelha rainha. Todas as vezes que eu estou sofrendo por algo ou alguém, ela me devolve o amor, o amor próprio, em 3 álbuns.”

Thiago Brito

“Bethânia faz parte da minha vida. Desde criança. Meu pai é santamarense, filho do recôncavo. Aos 18 anos esse amor em mim reascendeu. As músicas os álbuns sei quase todos,se não todos!! Eu sou de Salvador na Bahia. Atualmente moro e trabalho no Paraná.
Tenho 3 tatuagens em homenagem a Bethânia, e essa é a minha terceira e mais importante pra mim, É a que fala do conhecer a própria cultura. Quem não conhece a cultura do seu povo, e que não aceita suas origens, jamais será capaz de compreender seu lugar no mundo!!”

Marina Moreira

“Desde pequena sou fã de inúmeros artistas da MPB e, conforme fui crescendo, alguns se destacaram. Foi o caso de Bethânia, que marcou uma fase muito importante da minha vida, de reencontro comigo mesma. O momento em que voltei a me conectar com meu eu interior. Unindo meu amor a música e a arte de desenhos, decidi marcar ela na minha pele, para sempre lembrar de quem eu sou e de onde vim.”

Taci

“Tenho 2 tatuagens em homenagem a Bethânia, uma é o autógrafo que ela me deu no dia 26 de Junho de 2022. E essa segunda, eu sou filha de Iansã e fiz um trecho da música ‘Carta de Amor’.”

Michelly Costa

“A história da minha tattoo, que já gasta pelo tempo, tempo, tempo, tempo começou há 12 anos, quando conheci minha ex esposa na fila do ônibus. Por coincidência, ela também era uma apaixonada por Bethânia e, como boa nordestina, sabia do meu amor pelo São João. Então sempre que nos encontrávamos, ela cantava “Foguete”, e resolvi eternizar todos os amores numa tatuagem só, porque me deu coragem: Bethânia, ex amor e a tradição do São João. Espero que entendam a fonte, pois como disse, o tempo na memória de minha pele.”

Anderson Pio

“Tatuagem em homenagem ao show Drama 3 ato, um dos meus discos favoritos da Abelha Rainha!”

Gabriel Oliveira

“Bethânia me inspira em todos os sentidos possíveis, e acho um espetáculo a voz dela declamando o texto que for. Um dos mais marcantes pra mim foi em Carta de Amor, que ela declama ‘cântico negro’ antes de cantar ‘não enche’. Não tive como não levar isso p vida, pensei em fazer como quadro, depois pensei que nenhum lugar seria melhor que direto no corpo, no peito, onde ela sempre consegue atingir. Viva Maria Bethânia.”

Kleber Urbano

“Sou apaixonado por tatuagens, e jamais deixaria de ter uma homenagem a cantora que toca minha alma. Queria uma coisa simples, e delicada. Pois pra mim, é a forma que a vejo e a sinto. Maria Bethânia ficará marcada para sempre na minha pele, porque, ela marca a história da minha vida desde os meus 14 anos idade. E é merecidíssima essa homenagem a ela! Viva Bethânia.”

Maria Rita

“Há anos, Bethânia está presente nos meus dias. Essa tatuagem foi uma forma de registrar o que ouvir as suas músicas provoca em meu corpo e em minha alma. É uma releitura da capa de Maricotinha. Não sei colocar em palavras o que se passa, mas a voz de Bethânia toca em um lugar muito profundo e faz tremer o meu corpo ao ponto de ser ele já outros, em outros tempos, habitando outros mundos.”

Michell Matta

“Bethânia é lugar de amor na minha vida. Fui criado por avós, e desde cedo tive contato com as canções dela. Lembro de ouvir a fita cassete de “Canções Que Você Fez Para Mim” e o quanto sempre me identifiquei.”

Marcella Cicchelli

“Tenho uma tatuagem em homenagem a Bethânia, que além de ser uma inspiração de vida, pensamento, cantar meus sentimentos… Nossas histórias se cruzam pela Fé que. O move e mantém.”

Daniel Macambira

“A idéia da tatuagem veio de um desejo de homenagear essa cantora que canta a trilha sonora da minha vida, que conversa comigo através da música e da poesia e me emociona todos os dias. Eu a escuto diariamente. Minha conexão com sua arte é visceral!”

Rildo Vasti

“Tenho uma amiga que tem algumas tatuagens e ela sempre falava: “você precisa fazer uma tatoo!” Eu disse que já tinha ideia de um autógrafo da Maria Bethânia, e quando foi meu aniversário essa amiga me presenteou.”

Hector Lucas

Ouço Bethânia desde que fui me entender perante a concepção humana. E mesmo diante das várias interpretações dela que me toca, ouvir ela cantando “Um Índio” e no momento do refrão que é dito “virá que eu vi” me dá esperança para uma chegada de algo inexplicável. É uma das músicas que me impulsiona quando estou num desses dias agitados e desacreditado.”

Letícia Santos

“Fiz essa tatuagem em homenagem à Bethânia, em um momento muito delicado da minha vida quando meu marido saiu de casa e fiquei com a minha filha sozinha essa música me ajudou muito e escutar Bethânia fortalece qualquer ser humano.”

Maicon Assis

“Minhas emoções são aquecidas como um abraço de amor. Para todos os dias, sejam eles tristes, felizes, apaixonantes ou cheios de saudades, a música de Bethânia preenche um vazio em mim. E, mesmo que não haja vazio, ele se cria só para que ela possa preenchê-lo. Sua música é uma força que mexe com todas as minhas emoções, criando a mais bela vitamina para a alma. Bethânia traz lembranças e saudades, e também as cria. Viver Bethânia se tornou uma nova emoção pra mim, uma experiência que só pode ser descrita ao vivê-la. A maneira como ela acessa o mais íntimo de mim, sem que eu sequer perceba, é mágica. Seu jeito de cantar sorrindo e de interpretar é único e profundamente tocante.”

Rafael Gomes

“Betha surgiu na minha vida logo na infância. Como uma lenda. Espécie de sereia encantada que vivia bem distante da minha cidade que não tem mar. Digo que na infância a ouvia acidentalmente pelas mãos do meu tio avô. Mas, mesmo que acidentalmente e de relance. Ela ficou na memória. Na memória que levo na cabeça mesmo. Aos 11 anos despertei para o mundo que adora essa senhora. Em meu antigo computador Windows 98 eu pesquisava sobre sua vida, letras, melodias, trabalhos e docemente a ouvia nos silêncios das madrugadas onde eu fervia hormônios adolescentes. Elegendo meu álbum favorito: Diamante Verdadeiro. Desde então nunca mais meu mundo foi o mesmo. Quando vi Bethânia num palco pela primeira vez eu tremia! Realizei um sonho. E realizo toda vez que a ouço, que a vejo, sinto, presencio. Bethânia hoje faz parte dos meus dias e vida. E eu levo sua mensagem e seu canto por onde eu piso. Bethânia pra mim é como o ar circula no meu quintal. Por isso e por tanto mais. Além de amar o álbum Memória da Pele e por tantas referências belas que ele me traz! Eu decidi arrastar esse amor que estava na memória que carrego na cabeça desde o primeiro dia que eu escutei essa imensidão. Arrastei da minha memória para a memória da pele! Para que todos saibam e vejam!”

Renata Oliveira

“Eu sou feita de Marias, como grande parte das mulheres e foi enquanto ouvia uma música da voz mais encantadora desse mundo que decidi eternizar na pele o que minha consciência já havia entendido a tempos.
Maria, a Mãe de Jesus, foi a figura mais linda que a história me apresentou, o exemplo de doçura, de amor e de confiança. É Maria quem me guia nesse mundo, é quem é o balsamo quando as dores parecem não cessar.
Conheci a Umbanda e com ela todas as Marias, desde a sabedoria das Pretas Velhas, o gingado das Malandras, a alegria das Baianas, a inocência das crianças e a proteção das Pomba Giras. Hoje, Mãe de Santo, tenho consciência que não há Umbanda sem Maria.
Tem também aquela Maria que me canta e me encanta em cada fase da vida. Conheci criança a voz potente de Maria Bethânia e desde sempre senti como se ela cantasse pra mim, como se me decifrasse em cada verso. Foi essa voz que foi trilha sonora para os momentos mais lindos da minha vida, foi também acalento para momentos de dor profunda. Ah, minha Maria, como você faz do mundo um lugar melhor.
A benção as Marias. Saravá as Marias que habitam em cada uma de nós.”

Juliana Assad

Está não é a única tatuagem de Bethânia que tenho…é a mais recente que fiz! E sobre essa, é assim: Todas as minhas tattoo”s ( e não sai poucas), nunca são desenhos aleatórios. Todas representam algum momento ou alguma fase de enorme importância na minha vida. Quando o álbum “Abraçar e Agradecer” foi lançado, logo de cara, fiquei deslumbrada com a capa. Pra mim, desde então, é a capa mais bonita da discografia nacional. Acontece que, na época dessa turnê, eu estava vivendo um dos momentos mais importantes e transformadores da minha vida. Foi um momento de muitas conquistas e realizações e foi num show desde disco, que eu comemorei com minha mãe estas conquistas. Foram momentos de muita alegria com minha família e meus amigos. Uma virada de chave, absolutamente embalada pelas faixas deste álbum. Todas as pessoas que amo e fizeram parte desde processo, durante este período MÁGICO da minha vida, receberam de mim este CD. O desenho da tatuagem, recebeu alguns elementos a mais, como raios e espada de Santa Bárbara, mas aí, já foi uma vontade minha mesmo…rs É incrível como Maria Bethânia permeia minhas histórias e minha vida há tantos anos. O que eu acho maravilhoso! Porque, sendo assim, além de eternizar na minha pele momentos importantes, eternizo aquela que é minha artista favorita no mundo. Minha “ídola” maior. Minha grande paixão de uma vida inteira e que está diretamente ligada à todas essas conquistas, porque sempre foi uma inspiração. Foi ouvindo Bethânia, tanto nos discos, como nas entrevistas, que desde muito nova, a tenho como um farol. Farol este que abriu minha visão de mundo. Costumo dizer que a Arte de Bethânia me moldou. Portanto, devo também a ela, quem me tornei como ser humano todas as minhas alegrias e vitórias! Sou grata!