
“Lançado em 2016, o CD “Abraçar e Agradecer” – Ao Vivo, faz parte das comemorações pelos seus 50 anos de carreira. O repertório e o roteiro do show/álbum foram idealizados pela própria Maria Bethânia, que nos faz viajar por toda sua obra, com suas canções românticas e seus sambas de roda.
Abraçar e Agradecer traz canções inéditas em sua voz ou não, e outras especialmente compostas para ela, para esta comemoração, como Viver na Fazenda e Voz de Mágoa, de Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro. Além de dar voz às canções de compositores já consagrados de nossa música, como o irmão Caetano (Eterno em Mim, A Tua Presença Morena, Nossos Momentos, entre outras), Gonzaguinha (Começaria Tudo Outra Vez, O que é, O que é), Chico Buarque (Tatuagem), Roberto e Erasmo Carlos (Você Não Sabe), a Abelha Rainha também dá espaço para jovens talentos, como a paraibana Flávia Wenceslau, autora da belíssima canção: Silêncio. Há também a versão de Non, Je Ne Regrette Rien, (Michel Vaucaire e Charles Dumont), sucesso na voz de Edith Piaf. Fecham o repertório algumas músicas do disco “Meus Quintais”, de 2014, caso de Dindi, Casa de Caboclo, Xavante e Meus Quintais. Com aquilo que já se tornou sua marca registrada, Maria Bethânia amarra as canções entre si com textos e poemas, desta vez, foram escolhidos os poetas Wally Salomão, Clarice Lispector e Carmem Oliveira.
Quem acompanha um pouco mais de perto a carreira de Bethânia sabe o quanto ela é cuidadosa e atenta aos mínimos detalhes na execução de cada etapa dos seus projetos, sejam discos gravados em estúdio, ao vivo ou na gravação de um DVD. Outro detalhe que merece nossa atenção neste CD é seu encarte. Além das informações técnicas do projeto, há um belo texto escrito por Nelson Motta, onde ele faz uma pequena viagem pelos 70 anos de Bethânia. Além disso, ele é todo ilustrado com fotos de Maria Bethânia tirada por fãs durante seus shows.

Alexandre Moreira/Divulgação
Bethânia escolheu uma linda maneira para celebrar seus 50 anos de carreira e nos presenteou com um de seus melhores trabalhos.”